12 de maio de 2012

O mosteiro da boa cerveja

As cervas do mês de abril, entregues pelo Have a Nice Beer, são belgas, de um antigo mosteiro que havia parado de produzir e voltou a fazê-lo. A Abadia D'Aulne foi fundada no século VII e durou até 1850, sobrevivendo até a incêndios durante invasões francesas a região. A produção de cerveja só foi retomada em 2000, sob a supervisão do cervejeiro Frederick Collinet. São as cervejas da Abadia D’Aulne: Brune des Peres 6 e Triple Brune 8.
Brune des Peres 6 é uma Brown Ale com 6,5% de teor. O que me surpreendeu foi a aparência: talvez pelos maltes e até o açúcar mascavo (insumo utilizado), sua cor lembra refrigerante, como Coca-Cola, meio turva, com espuma persistente e bolhas médias. No aroma, muito malte e leve aroma de pão, fermento. No sabor, notas de caramelo toffee, pão, fermento e malte, com o álcool pouco perceptível. A história da Abadia diz que esta era a cerveja servida para os viajantes e peregrinos, talvez por isso este sabor e corpo, dando uma sensação real de pão líquido. Final médio.
Triple Brune 8 é uma Triple Ale com 8% e triplo de malte. Sua aparência é cor de vinho, meio translúcida, espuma persistente, bolhas médias. No aroma, notas leves de ameixa e muito malte, enquanto o sabor tem a combinação da grande quantidade de malte adocicado, do álcool bem presente e amargor do lúpulo, equilibrando a mistura e tornando a drinkability bem suave. Final longo, deixa um certo azedinho de cerveja de panela, mantendo-a bem artesanal.
A grande novidade é que o Have a Nice Beer conseguiu baixar seu frete em até 60% em todo o Brasil. Para os cariocas, passou de R$ 30,00 para R$ 15,00! Mais uma excelente prova do trabalho desta equipe, que havia contado sobre o trabalho de diminuir estes valores em dezembro e conseguiu. Melhor para todo mundo que quer provar e conhecer cervejas de verdade.