16 de outubro de 2012

Cervejas olímpicas do Prova Essa

Depois dos jogos olímpicos de Londres 2012, resolvi aproveitar a entrega do Prova Essa para ver quem é a cerveja medalhista nesse desafio olímpico: a brasileira Alba Weizenbeer, da Coruja, ou a inglesa da Theakston, Old Peculier (The Legend).
Ao abrir a Old Peculier, entende-se porque o nome "The Legend". Esta English Brown Ale de 5,6% tem sua aparência um avermelhado escuro com uma bela espuma bege, persistente. Seu aroma levemente frutado com toques de maltes torrados aparecem também na degustação, além do amargor peculiar do lúpulo utilizado. Álcool levemente inserido, acompanhando o bom amargor desta cerveja. Final seco e amargo, duração curto, pouco carbonatada, excelente corpo.
Já a Alba Weizen segue a escolha dos cervejeiros da Coruja, onde o estilo não é exatamente igual. Esta Weiss tem 5,5% de teor e uma aparência turva, laranja, com espuma branca bem cremosa. No aroma, além das características das cervejas de trigo, percebe-se um malte defumado não peculiar do estilo. No sabor, um leve maltado a mais somado a banana e cravo, puxando para o estilo. Refrescante, seca e final curto, como toda Weiss deve ser. Uma das melhores nacionais do estilo!

0 papos de boteco: