11 de janeiro de 2012

Witbier no Boteco Colarinho

Depois do trabalho resolvi esticar um pouco e não ir direto para casa: passei em Botafogo para beber uma cerveja no Boteco Colarinho, conhecido por ter nove chopps diferentes e estar sempre muito bem freqüentado. Apesar do tempo bom, abri mão da especialidade da casa e pedi uma cerveja especial.

E digo que fica mais interessante se, ao pedir uma cerveja sem dicas, meio que "no escuro", as coincidências aparecerem, tornando a degustação um pouco mais divertida. Resolvi não arriscar ao pedir uma cerveja belga, a Blanche de Bruxelles. E no bar em Botafogo, bairro que leva o nome do time carioca cujo mascote é o famoso manequinho, vejam só o rótulo da cerveja que eu escolhi!
Risadas a parte, vamos falar desta beleza. Com sua composição de 40% de malte derivado de trigo, além de cascas de laranja, coentro, lúpulo, água e levedura, sua aparência turva quase branca mostra porque este tipo de cerveja é conhecida como Belgian White. Seu aroma cítrico traz notas de laranja ao se aproximar do copo, enquanto seu amargor vai crescendo até o final da degustação. Seu final é médio, apesar de gerar um salivar comum a cervejas com bastante lúpulo, o sabor não ficou tanto tempo na boca quanto gostaria. Fácil de beber, leve e saborosa.
Na minha opinião, acho que ela foi servida gelada demais para este tipo de cerveja. Contudo, bastou deixar a temperatura subir um pouco com ela sobre a mesa para que, no meio para o final, os aromas e sabores de ervas e do coentro ficassem facilmente perceptíveis. Uma witbier muito interessante e de rótulo engraçado!

0 papos de boteco: