6 de janeiro de 2012

Il Piccolo Caffè

O almoço de hoje estava programado há pelo menos quatro meses e nunca acontecia: um não podia, o outro estava enrolado com projeto, não tinha hora para sair, o de sempre (e ainda dizem que carioca não trabalha). Mas logo na primeira sexta do ano conseguimos, e partiram os entusiastas e cervejeiros para o Il Piccolo Caffè, na Rua do Carmo.

Com um atendimento excelente e ótima cozinha alemã (a salada de batata bate fácil a do Bar Luiz), pedi para acompanhar uma cerveja belga que estava sempre escapando: La Guillotine. Esta Ale de 9%, cor amarela turva com creme alto e muito consistente. A espuma branca possui pequenos traços, sedimentos bem espalhados, dando um toque interessante a sua aparência.
No primeiro contato, esta cerveja com tripla fermentação tem o sabor doce (derivado da polpa de fruta marcada como um dos ingredientes), agradável, praticamente oculta o lúpulo no começo, o mesmo  que mantém o creme denso. O doce inicial se torna seco com o tempo, deixando um final curto. O malte se faz bem presente, permitindo o lúpulo oculto se tornar presente. Notas de laranja ao final da degustação.
Excelente o almoço no Il Piccolo Caffè, com boa cerveja e excelente cozinha alemã, em um estabelecimento muito aconchegante. E como já esperava (e não posso perder o trocadilho), esta é uma cerveja de perder a cabeça.