10 de janeiro de 2012

Cervezas de Chile y España

Amigos vêm e vão, mas as cervejas ficam. Esta lição vale quando se ganha garrafas e se perde amizades. E foi assim que apareceram duas novidades em minha casa, uma da Espanha e outra do Chile. Uma cerveja espanhola com descendência e natureza francesa. Estou falando da A.K. Damm, as inicias de August Kuentzmann Damn, cuja família fugiu da Alsácia durante a guerra franco-prussiana nos idos de 1876. Ao chegar a Barcelona, Espanha, continuaram a tradição da família em fazer cerveja. Veja no verso do rótulo o orgulho de se falar dessa região francesa que faz fronteira com a Suíça e a Alemanha:

Queines hayan estado alguna vez en Alsacia habrán podido encontrar ciguenas, incluso en invierno. Ya forman parte del entorno. Son el símbolo de la región. Alsacia es peculiar. Las culturas francesa y alemana forman un modo de ser: el estilo alsaciano, una mezcla de sofisticación y pragmantismo. Y al hablar de Cervezas, nos aparece A.K. DAMM como el digno ejemplo de lo alsaciano en su esencia: la suavidad y el carácter. En A.K. DAMM se pueden apreciar la malta pura y el lúpulo recién cortado. En cata, se distingue un inicio amargo y fresco y un final suave.
Sugerida para ser servida entre 7° e 13°C segundo o rótulo (apesar de ser uma American Lager, que geralmente é servida em torno de 4°C), sua aparência é como uma Heineken, contudo o aroma frutado e sabor doce tiram você da rota: como uma lager possui esse sabor? Esta cerveja com 4,6% é extremamente doce e suave. Apesar do final curto e ausência quase total de amargor, ela possui notas de laranja, que são perceptíveis ao aroma. Uma experiência interessante.
A outra é uma Ale chilena artesanal: Kunstmann Gran Torobayo. A beleza da garrafa já se sobressai no primeiro contato. O aroma de caramelo é muito presente durante toda a degustação. Sua aparência vermelha com seu creme dourado persistiu durante todo o momento, mostrando o equilíbrio entre lúpulo e malte. 7,5% equilibrados com sabor e final longo, dando toda a qualidade desta cerveja. Excelente escolha, caso esteja no Chile.

0 papos de boteco: