14 de janeiro de 2012

IPA e rapadura?

Quando criança, sempre ouvi discursos que o Brasil é o país do futuro, que nosso povo pode competir com qualquer um, essas coisas. Os mestres cervejeiros da Colorado com certeza ouviram isso e se superaram em mais uma das suas receitas. Não só se superaram como ousaram ao colocar rapadura na cerveja. Rapadura, explica isso?!?!

Esta é Colorado Indica, uma IPA (India Pale Ale), das mais tradicionais da Inglaterra. E rapadura nada mais é do que açúcar, presente em diversas cervejas do mundo. Sua aparência ocre, de começo turvo e depois vai passando para translucida, já mostra a sua quantidade generosa de maltes. E por ser uma IPA, o amargor das grandes doses de lúpulo é notado já no aroma. Com um creme constante e curto, explica o motivo de tantos prêmios que possui, inclusive da lista das 10 melhores do país de 2009 pela revista Veja, ao lado de Chimay, Lust e Deus, entre outras.

Uma rápida explicação: a IPA é uma cerveja carregada em lúpulo. Foi desenvolvida a pedido da rainha britânica, para que seus soldados na Índia pudessem beber, depois de muitos barris chegarem estragados com as longas viagens de navio. O lúpulo, que possui poder antibactericida, ajudava a preservar a bebida, então o aumento das doses prolonga o tempo de conservação da cerveja.
Seu sabor é amargo, forte, de muita personalidade. A presença da rapadura torna essa cerveja uma IPA  um excelente balanço entre o amargor do lúpulo ao doce da rapadura. até um pouco menor que as demais, balanceando de forma correta para manter a integridade de uma  IPA. Melhor se servida entre 5° e 7°C, seus 7,5% de álcool são perfeitamente presentes e balanceados. Mais uma obra prima nacional, sem dever a nenhuma IPA no mundo, aprendendo e aperfeiçoando o sabor inglês com jeitinho brasileiro!

0 papos de boteco: