5 de março de 2012

Las chicas argentinas

Vamos falar de cervejas dos nossos vizinhos, tão amados e odiados, uma German Pilsner e uma Standard American Lager produzidas na América do Sul. Vamos falar das cervejas argentinas Cordoba Dorada e e Schneider Cerveza Rubia.

A Cordoba é uma Pilsner com 4,7% desenvolvida em 1917 na província de mesmo nome, tendo em sua fórmula original água, cevada maltada e lúpulo selecionado. Segue os padrões das cervejas deste estilo, de aparência amarelo claro e espuma de curta duração. Como a maioria das cervejas consumidas e produzidas no Brasil, aroma simplificado, sem notas aparentes. Um toque de malte é percebido no paladar, deixando-a um pouco mais doce que outras cervejas do mesmo estilo. No mais, final seco, mas faltam corpo e personalidade. Uma Brahma dos hermanos.
Já a Schneider segue os padrões das Standard Lagers. Com 4,7%, tem sua aparência de cor amarelo claro, espuma fina de média duração, bem translúcida. O aroma não muda muito em comparação com as nossas cervejas das grandes fábricas. Não se percebe nada de lúpulo nesta cerveja, apenas um levíssimo toque de cevada no paladar. Não possui corpo nem dá aquela sensação de empapuçar, ou seja, é uma cerveja mais "pura" que outros rótulos. Uma Itaipava latina.

Seria um confronto interessante entre Brasil x Argentina no mundo das cervejas: mais um motivo de rivalidade com nossos vizinhos?