21 de março de 2012

Lúpulo, apenas isso!

Lúpulo, matéria prima da cerveja. Algumas não usam direito, outras usam até mais do que deveriam. A holandesa* Urthel Hop-It usa muito lúpulo e torna a degustação única. E não é uma Indian Pale Ale!
Esta Strong Ale é refermentada na garrafa. O detalhe dela é o lúpulo em abundância. Sua aparência é amarelo turvo com espuma branca muito cremosa e um aroma típico de ervas e floral. Seu sabor, amigos, é uma aula de amargor com notas cítricas e floral. Seu final é seco. O alto teor alcoólico de 9,5% praticamente não é notado nesta cerveja. Amargamente deliciosa ou deliciosamente amarga.

*Nota: graças ao excelente fórum do Brejas e a este post no Santa Cerveja, corrigimos a informação da nacionalidade da Urthel. Ela é uma cerveja belga-holandesa:
As cervejas Urthel são produzidas desde 2000, pelo casal Hildegard e Bas van Ostaden, proprietários da Cervejaria Leyerth. Hildegard, a mestre cervejeira, formula as receitas e produz as cervejas, enquanto Bas, o artista, desenha os rótulos, embalagens e materiais de venda. Inicialmente as cervejas eram produzidas na própria casa dos Ostaden ,em Ruiselede, Flanders – Bélgica. Depois abriram sua própria cervejaria, a Leyerth, na mesma cidade e agora produzem suas cervejas em parceria à Cervejaria de Koningshoeven, na Holanda, onde fica também o monastério trapista responsável pela produção das cervejas La Trappe.