10 de março de 2012

Trigo russo

Nem tudo que reluz é ouro. Ganhei de presente uma cerveja de trigo e ouvi da minha esposa: comprei para você porque eu não gosto, então você vai poder beber essa sozinho. Falamos da cerveja de trigo russa Baltika 8, lançada em 2001. Uma cerveja não filtrada com 5% de álcool. 
Ao abrir a garrafa, o aroma do malte de trigo toma conta do ambiente. Junto a ele, notas de banana. Uma espuma densa protege o líquido de cor amarelo-palha, translúcido, e surpreende: deveria ser turva, ela não segue os padrões de aparência de uma Weiss. Muito interessante.

Seu sabor segue quase fiel ao aroma, adicionando notas de cravo. O amargor bem leve torna a degustação mais fácil. À margem do estilo, a Baltika 8 não deixa a boca salivando, tem um final curto, apesar do aumento de amargor. Uma grata surpresa da Rússia!

Com tantas diferenças, claro que não bebi sozinho esta cerveja: até minha esposa aprovou a Baltika 8. As aparências, neste caso, enganaram positivamente. Assim, fica melhor conhecer novas cervejas e se surpreender com os sabores.