25 de março de 2012

O rato e a breja

Era uma vez um rato e uma cerveja... Diretamente da Escócia, em 1984, numa velha fazenda, Ken Brooker conheceu o simpático roedor Harvie, que se tornou mascote da sua cervejaria: a Harviestoun. Essa é a história que o Have a Nice Beer entregou em fevereiro em dois rótulos muito especiais, a Bitter & Twisted e a Old Engine Oil.
A Bitter & Twisted é uma Indian Pale Ale com apenas 4,2%, onde o uso de 3 lúpulos distintos (Hallertau Hersbrüker, Challenger e Styrian Goldings) tornam não só o amargor como o aroma e o sabor bem diferentes de outras do estilo. De cor amarelo alaranjado e razoavelmente translúcida. Seu aroma é doce e, ao mesmo tempo, floral, herbáceo, com notas distantes de malte e cítrico. No sabor, uma cerveja refrescante onde amargor caminha ao lado de um agradável e suave malte e notas intensas de laranja. O rótulo realmente deixa claro o que esperar desta cerveja: Spicy, Aromatic, Zesty (picante, aromático, amargor cítrico).
Já a Old Engine Oil é uma Porter com 6%. Sua aparência segue o padrão do estilo, cerveja preta e espuma marrom bem consistente. O aroma de café e malte torrado são agradáveis, mas a diferença aparece em seu paladar. Seu sabor é mais amargo que outras Porters, quase não se percebendo o álcool entre as doces notas de chocolate e malte Pale Ale. Com final longo, seco e de amargor acentuado (devido aos lúpulos Galena, Fuggles e Goldings utilizados), esta cerveja tem mais personalidade que outras do estilo. Todo bom motor merece esse óleo para funcionar da forma ideal. Ah, esse Harvie...