7 de março de 2012

Yes, we can... beer!

Cervejas dos EUA. Até aí, tudo certo. Mas para muitos cervejeiros e especialistas existe uma discussão: os americanos criaram uma escola de cerveja, como as tradicionais belga, inglesa e alemã? Já ouvi os dois lados da moeda e a minha posição nesse debate é: sim, é uma escola com técnicas únicas e muito relevante, desconstruindo cervejas e criando novos sabores e aromas. E seguindo esta linha apresento as meninas de janeiro do Have a Nice Beer: as cervejas Rogue Dead Guy AleRogue Juniper Pale Ale.

Rogue Dead Guy Ale é um belo exemplar de uma Helles Bock. Seu rótulo tem história: nos anos 90, um novo rótulo foi criado para comemorar o Dia dos Mortos, em Portland, Oregon. Os consumidores gostaram tanto que acabou se tornando o rótulo oficial. Com 6,6%, sua aparência é linda, de cor laranja escura, com aroma forte de malte e caramelo e um sabor amargo maravilhoso. A presença do lúpulo com os maltes de caramelo e floral é bem balanceada. Um primor de cerveja!
Rogue Juniper Pale Ale é uma cerveja que marca pela ousadia dos insumos usados. Juniper, palavra inglesa para junípero ou zimbro. Seu fruto, normalmente utilizado na fabricação do gim, é a principal fonte de aroma e sabor desta American Pale Ale de 5,9%. A aparência é interessante: cor amarelo para laranja e espuma não muito espessa. Os aromas floral e do zimbro são muito marcantes. No paladar, ela bate e volta de forma muito diferente de outras Ales: a presença do amargor vai de encontro com a doçura da fruta e do malte, mas não tão equilibrado, parecendo mais doce na entrada, passando pelo lúpulo e ficando bem suave no final da degustação. Final curto, mas muito prazeroso.
Podemos reclamar e criticar diversas atitudes sócio-político-econômicas por parte dos norte-americanos, porém eles aprenderam, quebraram paradigmas e desenvolveram uma excelente escola de cervejas e a Rogue é um dos exemplos deste novo conceito. Afinal, they can beer too!